segunda-feira, 23 de maio de 2011

A Teoria da Economia - Parte II

Vamos lá, todo mundo, agora é hora! É exatamente a hora de todos esperavam! Os salários aumentam, a inflação sobe, a indexação volta e o país volta a ser um merda total...

Pera lá, vamos com calma, também não é assim. Mas adivinhe: agora é hora de economizar e de se preparar para investir!

Bom, pra quem não está entendendo nada do que está lendo, vamos por partes.

Vamos recaptular cenas passadas do nosso país. Pra que se lembra dos anos 80 e 90, tinhamos uma inflação absurda e nossa economia era pífia. Bom aí veio o Sr. Fernando Henrique Cardoso e criou o plano real, o mais bem sucedido plano economico já criado (não sou do PSDB, nem do PT nem de qualquer outro partido, só acho justo reconhecer o que foi bem feito). Nosso país entrou nos eixos (com relação à inflação, é claro!), que foi realmente um importante marco na história deste país.

Mas mesmo o governo do Fernando Henrique e de seu sucessor(a) não fizeram o que deveria ser feito no tempo certo. Nossa infra-estrutura é ridícula: portos, aeroportos, estradas, energia elétrica, e tantos outros setores. Educação, saúde, e tantos outros importantes investimentos não foram feitos. Enfim, não preciso ficar aqui falando sobre o que todo mundo já sabe, basta ler as notícias. Nem sei como vamos sediar uma Copa do Mundo e um evento olímpico mundial. Até a África do Sul que estava em condições muito piores estava muito mais adianta, mas isso é assunto para outro post!

Agora é o seguinte: a inflação está de volta, dando as caras devagar. Ninguém, e nem mesmo eu, acredita que voltaremos a ter uma inflação como no passado, mas a nova ordem é economizar. Aliás, coisa que nosso governo não vem fazendo, achando que será outra "marolinha".

Fiquem todos muito atentos, uma das formas mais eficazes de frear a inflação neste momento é aumentando os juros. Bom, não sou um especialista no assunto, mas tenho algum conhecimento, e se há uma coisa que a história já mostrou é que, em momentos como esses, quem é rico fica mais rico, e quem é pobre fica mais pobre.

Portanto, é hora de economizar, deixar de gastar com coisas supérfluas, fazer um esfoço e tentar guardar dinheiro. E se você é como eu, agora é hora de começar a sondar o mercado. É em momentos de crises e desespero geral que aparecem as melhores oportunidades de investimento, seja na bolsa de valores ou em fundos. Como todo mundo é imediatista e não sabe pensar no futuro, fica um prato cheio para quem sabe fazer o dinheiro trabalhar!

Bom aqui fica a dica. Veremos cenas dos próximos capítulos: para quem se deu bem, e para que se deu mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário