terça-feira, 14 de abril de 2009

C = G + LT

Estive lendo um blog a um tempo sobre tecnologica que falava sobre a diferença entre pessoas com e sem sucesso em suas carreiras profissionais em tecnologia. Resolvi traduzir e adaptar pois acredito que serve para todas as profissões. O texto original pode ser encontrado em: http://www.ericsink.com/Career_Calculus.html

Ao que parece, a diferença entre pessoas que se destacam em suas carreiras das demais está no fato de que as que se destacam entedem o segredo da primeira derivada.

E você pensou matemática nunca seria útil

Para quem já estudou cálculo, lembrar-se das aulas introdutórias? Provavelmente não porque achava que nunca iria usar na vida. Porém, nos primeiros capítulos do seu livro de cálculo encontra-se uma dica sobre o segredo de sua carreira.

Mas, para quem nunca estudou cálculo e para quem esqueceu, a derivada representa a taxa de variação de uma função, levando-se em consideração a valor das demais variáveis. No caso da sua carreira, a outra variável é o tempo. A equação de base para a sua carreira é algo parecido com isto:

C = G + LT

C é Cluefulness (em português algo como conhecimento). Define-se como uma medida de suas capacidades, conhecimentos, sabedoria e domínio de sua profissão. É a medida de quão valioso você é para um empregador e de quão bem sucedida é a sua carreira. No gráfico de sua carreira, C é o eixo vertical.

G é Gifting (ou dom). É definida como o montante dos recursos naturais, ou seja, dons lhe foram dadas "na fábrica". Para cada indivíduo, G é uma constante (não há como ganhar ou perder um dom), mas ele definitivamente varia de pessoa para pessoa.

L para Learning (aprendizado). É definida como a taxa que você ganha (ou perde) conhecimento ao longo do tempo.

T para Time (Tempo). É o eixo horizontal da sua carreira no gráfico.

Como você pode ver acima, o seu sucesso profissional é determinado por três variáveis, das quais apenas uma você pode controlar:

  • Você obviamente não pode controlar T. O Tempo passa no mesmo ritmo para todos.

  • Você também não pode controlar G. A verdade é que algumas pessoas são naturalmente mais espertas do que você é, e isso não pode ser mudado. Mas G não é o único a determinar o seu sucesso. Conheco profissionais quem nasceram com o dom para fazer algo, e ainda assim têm carreiras medíocres. E também há pessoas menos "talentozas" com carreiras de muito sucesso.

  • Você pode fazer escolhas que afetam o valor de L. Na verdade, você faz escolhas que afetam o valor de L, todos os dia, sabendo ou não.

Foco sobre a primeira derivada

Velhos hábitos não morrem facilmente. Dar foco na primeira derivada pode ser algo muito difícil de fazer, pois nossa inclinação natural é de se concentrar em C.

  • Ficamos pensando por que alguém pegou a promoção.

  • Pensamos no porque do chefe não valorizar nossas ideias como as dos outros.

  • Quando nos candidatamos a uma vaga de emprego, apresentamos um currículo preenchido com todas as nossas qualificações e dando ênfase de como nosso C é elevado.

Nos convencemos de que o problema está no fato das pessoas parecerem não saber o quão inteligentes somos. Com o tempo, passamos a acreditar que o importante não é a nossa real inteligencia, mas sim o grau de inteligencia que os outros nos atribuem.

Preocupar-se em como as pessoas percebem o seu valor C é um desperdício de tempo. A chave para uma grande carreira está na concentração em L, a primeira derivada da equação. L é a taxa na qual o seu conhecimento está mudando ao longo do tempo. A real valor de C em qualquer momento é geralmente uma distração. Só uma pergunta importa: A cada dia que passa, você está adquirindo ou perdendo conhecimento? Ou você está na mesma?

Parece óbvio? Mas não é. A maioria das pessoas não percebe, e você vai deixar seus colegas comendo poeira se você perceber. Para a maioria das pessoas, L é igual a zero. Assim, qualquer valor positivo para L pode destacá-lo na multidão.

Quando você faz de L um número positivo, você está trabalhando para ter uma grande carreira. G já não importa mais. Está ficando cada dia mais conhecedor, e isso significa que as oportunidades serão melhores no futuro.

Aprendizagem Constante

Mas como você vai manter L positivo sempre? Não é provável que você tenha uma grande carreira se tiver L acima de zero apenas de vez em quando. Precisamos de "aprendizagem constante".

Queremos que aprender seja um processo, não um acontecimento. Ter a primeira derivada positiva constantemente não é apenas uma questão de cursos. Trata-se também de sua postura no trabalho a cada dia. É uma postura de constante vontade de aprender .

Quais oportunidades de aprendizagem você tem em um típico dia de trabalho? Para quantos desses dias você pode fazer de L um número positivo?

Infelizmente, estas são perguntas que você tem que responder por si mesmo. Quando você começar a olhar para as coisas deste ponto de vista, você vai encontrar as suas próprias maneiras de estar constantemente aprendendo. As especificidades dependem quase totalmente de você e do seu ambiente de trabalho.

Porém há um grande fator que limita L para muita gente. As mais importantes experiências de aprendizagem do nosso dia-a-dia de trabalho são as oportunidades de aprender com nossos próprios erros.

Aproveite seus erros

Nossos erros são os picos de nossas oportunidades de aprendizagem. O valor de L é fortemente determinado pela forma como lidamos com esses erros.

Todos nós cometemos erros de vez em quando, mas nem sempre aprendemos com a experiência. Porque não? Muitas vezes, o motivo pelo qual nós não aprendemos a partir de um erro é porque estamos ocupados demais tentando escondê-lo.

A melhor aprendizagem ocorre quando optamos por reconhecer nosso erro e tentar corrigí-lo. Infelizmente, isso vai contra a nossa tendência natural. Quando cometemos algum erro, a última coisa que queremos fazer é ascender uma luz em cima para que todos possam ver. O que nós realmente queremos fazer é escondê-lo e torcer para que ninguém note. E com isso perdemos uma grande oportunidade de aprender.

Às vezes pegamos tanta pratica em esconder erros que aprendemos a escondê-los de nós mesmos. Quando alguma coisa saiu errado, qual é a sua primeira reação? Você simplesmente tende a culpar alguém? Pessoas com um positivo L são mais propensos a investigar imediatamente para ver se foram elas que causaram o problema. Assumir este tipo de postura significa que você é rápido em reconhecer seus próprios erros e têm confiança para processá-los.

Assim, você pode escolher apenas uma das seguintes opções:

A --Gerenciar sua carreira.

B -- Gerenciar a percepção dos outros sobre você.

Escolha a opção A e sua carreira vai ser excelente. Escolha a opção B e a sua carreira irá estagnar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário